domingo, 31 de outubro de 2010

Tudo que abre tem que fechar

Alô pessoal tudo beleza? Estamos uns dias sumidos porque na correria entre trabalho e obra as vezes o cansaço bate tão forte quando chegamos em casa que acabamos sem coragem pra postar. Hoje eu (o Gogue) estou aproveitando o intervalo de almoço do trabalho de mesário nas eleições (uhuull!!!! rs) para colocar as novidades em dia... Selecionamos algumas fotos bem interessantes para demonstrar o avanço da obra.

A primeira delas é a da passagem da mangueira que liga os interruptores da cozinha para fazer o famoso 3-way (acender a lâmpada em um interruptor e apagar no outro). Como engenheiro sou contra passar qualquer mangueira pelo piso mas infelizmente no nosso caso não houve outro jeito. A laje estava muito ruim de cortar e por esse motivo aproveitamos que o contrapiso estava grosso e passamos por ele mesmo. Mas fica a dica: principalmente se for tubulação de água NUNCA passem pelo piso. O esforço a que é submetido o encanamento pode gerar vazamentos e consequentemente dor de cabeça porque o seu chão é o teto do vizinho.
Mesmo contrariado aceitei passar o 3-way pelo piso devido a espessura grande do contrapiso

Aqui segue um antes e depois... vejam que mega gambiarra era a tubulação da nossa cozinha. Simplesmente 5 joelhos com o encanamento de água até chegar a torneira. Imaginem o quanto de pressão essa água não perdia. Tudo para desviar da caixa de luz e telefone que inacreditavelmente começam no corredor e terminam na nossa parede!
No fim das contas trocamos dois joelhos de 90º por duas curvas de 45º (bem mais suaves e com menos perda de pressão) e optamos pela torneira de bancada na pia eliminando assim a tubulação atrás da caixa de eletricidade do nosso andar.

Ainda na cozinha está ficando pronto o tão sonhado sóculo... o que vai abrigar a pia foi feito com o próprio entulho da obra. A tubulação velha de esgoto da pia já foi trocada bem como a ligação para água da torneira da pia já está feita.


Mesmo usando o entulho para o sóculo não tem jeito... sempre sobra entulho... incrível como sujeira parece que dá cria... caramba!

Além disso foram trocados também os joelhos que receberão as torneiras do tanque e máquina na área de serviço. Retiramos os antigos de ferro e optamos pelo bom PVC da Tigre...


O banheiro de serviço está pronto para receber os revestimentos na parede. 


E o banheiro social teve a vedação do box melhorada com o uso de Sika na massa do emboço. Depois mais Sika na argamassa e muito cuidado no rejunte... tudo para não atrapalhar a pintura do quarto dos fundos que faz divisa com essa parede


E para fechar com chave de outro o que mais comemoramos esta semana... depois de muita demora finalmente nosso vaso Roca Nexo chegou... ficamos com medo pois o fabricante disse que devido a alta demanda a fila de espera estava chegando a 60 dias!!!

 

Escondido na caixa está o belo Roca Nexo e sua tampa com sistema de amortecimento de fechamento para evitar pancadas e danos a louça ou a tampa.


A tubulação já está exposta e definidas as modificações para receber a pia no lugar do antigo bidê... Mostraremos a eleita no próximo post!

Falando em pia precisamos da ajuda de você. Qual das duas pias vocês acham mais bonita? Vejam o vaso abaixo e digam qual pia acham que combina mais:
Roca Hall ou Deca L71 eis a questão!

A torneira já está comprada: Deca Link... mas qual pia vocês acham que combina mais?


Grande abraço e até a próxima!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

14º Dia (finalmente!)

Nosso dia hoje começou agitado desde cedo pois os armários da cozinha já haviam sido entregues e o rapaz da loja foi logo cedo para montagem do gabinete da pia. Itatiaia Tecno.

 

Ontem mesmo foi fechada a idéia do sóculo da pia conforme pode ser visto abaixo na maquete feita pela Nina. A idéia é não utilizar pés no armário e fechar tanto o sóculo quanto as laterais com o mesmo granito da pia dando a sensação de um armário mais robusto e protegendo as partes de madeira dos produtos de limpeza.

A idéia do sóculo (descobrimos o nome há pouco tempo) é proteger o armário e fogão da água na lavagem da cozinha e evitar poças por eventuais falhas no caimento.


Também conforme combinado o pedreiro compareceu com ajudante para iniciar os trabalhos de preparação do emboço e posterior colocação dos revestimentos.





Outra atividade importante foi o avanço dos recortes para instalação das mangueiras e caixas para novas tomadas e interruptores.

Instalação hidráulica do antigo bidê agora dará lugar à nova pia. Ao lado futura caixa de passagem e tomada para o espelho. Massa que estava podre foi retirada e emboço refeito.

A tendência agora é que as coisas comecem a ficar com uma carinha mais de acabamento. A fase de entulho e cimento é muito legal no início mas temos que confessar que com o passar dos dias vamos cansando um pouco. Hoje foi o 14º dia e parece ter sido o 14º ano.

Grande abraço!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Preparação para o 14º dia

Devagar quase parando...
Essa é a definição para a obra no momento. Mercado aquecido significa jogo a favor dos profissionais da construção. Mesmo pagando pro pedreiro mais do que eu mesmo ganho como engenheiro ainda temos que conviver com o profissional cuidando de várias obras ao mesmo tempo.

Enfim tirando o que está ruim o restante está bom... mais um passo foi dado e alguns espaços para caixas e conduítes foram cortados. Como de costume o serviço foi feito com muito capricho...

Amanhã a promessa é de o serviço começar com a parte do pedreiro + ajudante diferente do que foi até agora só com o ajudante. Como ele é experiente a expectativa é que a obra avança em um passo um pouco mais rápido.
A gente confere isso depois...

Antes só uma marcação do planejado... depois o corte executado com Makita e muito capricho


Futura sala de TV no quarto dos fundos... 


 Sala...

 E cozinha...

 Tomada é algo que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta... pena que as pessoas não pensavam nisso décadas atrás...

domingo, 24 de outubro de 2010

Antes e durante...

Boa tarde a todos...
Sumimos por uns dias porque as coisas andam meio paradas na obra e corridas pra nós...
Hoje é domingo e terça-feira as atividades serão retomadas e agora com uma novidade... além da presença do ajudante também contaremos com a presença do pedreiro. Provavelmente ele iniciará pelo emboço das paredes  e finalização dos recortes para eletrodutos e tomadas. Posteriormente ele deve passar para os revestimentos.
Segue um pouco de antes e depois pra podermos ter idéia da evolução da nossa reforma

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

12º Dia (bye bye entulho)

Nosso décimo segundo dia foi marcado por importantes momentos e atividades...
Começou conturbado por causa do entulho uma vez que é necessário autorização da Prefeitura para colocação de caçamba e devido a posição de nosso prédio essa autorização foi negada.
Solução: conseguir um caminhãozinho e fazer o transporte como se fosse carga normal. Sorte nossa que estava tudo ensacado e também que o motorista conhecia uma dona que precisava de entulho.
Garagem limpa o pedreiro partiu para cortar as marcas que deixamos na parede para colocar as tomadas e interruptores novos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

11º dia de Reforma... olha o entulho indo!

A Nina vai brigar comigo quando ver que postei hoje no blog essa hora... explicando... chegamos exaustos após marcar todos os locais das novas caixas para tomadas e interruptores e eletrodutos.
Mas ficou tudo marcado e um impresso com os desenhos de cada parede detalhados pela arquiteta mais sinistra do mundo!

Além disso mais novidades...
O entulho desceu para a garagem e amanhã vai embora na caçamba... nem lembrava mais da nossa sala assim...




O piso das sacadas foi retirado totalmente... fica agora só a dúvida do sentido do piso... aceitamos sugestões



 A massa que estava podre no banheiro foi retirada... e olha onde o vaso foi parar! Cozinha de luxo! hauahuahauhauha


Abraço a todos... amanhã tem mais post e com menos sono!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Décimo Dia!

Nosso décimo dia foi marcado pela finalização da retirada do piso da cozinha (o vizinho agradece) e também a picotagem da parede com massa corrida no banheiro de serviço para receber o azulejo.


 Amanhã é dia da descida do entulho para a garagem. Por lá ele vai ficar até quinta-feira aguardando para ser despachado. Vou aproveitar a noite para verificar os materiais necessários para troca de alguns encanamentos.
Alguns recados básicos para os saudosos amigos que vão trabalhar lá amanhã. Os caras são extremamente educados, caprichosos, limpos... quem quiser o contato depois eu passo.