terça-feira, 25 de outubro de 2011

Divisória - Segundo Teste

Fala ai galera blz?

Pra quem está acompanhando a novela da divisória segue mais uma atualização.
Já está quase no ponto de fixar na parede. Se tudo correr conforme planejado ela vai ser fixada no sábado no local.
Hoje furei as 50 peças e parafusei na ripa que vai ficar presa na parede. Talvez quem for mais detalhista vai achar que algumas ripas estão tortas, mas o alinhamento final vai se dar no momento em que for fixada na coluna de madeira que vai ficar do outro lado.
 
Tanto essa ripa que vai presa na parede quanto a coluna que vai do outro lado foram furadas juntas para garantir o perfeito gabarito e alinhamento das peças. Não tem segredo galera... deu um pouquinho de trabalho, mas o marceneiro tinha pedido mais de R$ 600,00 pra fazer isso... e de material eu não gastei nem 200,00... e pra quem gosta de olhar pras coisas depois e pensar "fui eu que fiz" a satisfação não tem preço.

Grande abraço pessoal e até o próximo capítulo rsrsrs...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Divisória - Primeiro teste

Fala galera blz?

Uma rápida passada por aqui só pra mostrar o resultado do primeiro teste com as ripas da divisória.
Tivemos muito trabalho (eu e a Nina) para revestir as 50 ripas com o melamínico carvalho dourado, mas valeu a pena, o resultado ficou muito bom!
 

Ah e uma dica que aprendi com o sogrão... para remover a cola que fica nos cantos da madeira usamos o Pintoff... se o nome é engraçado a ação dele não é nem um pouco. É um poderoso solvente que no caso do melamínico (que é um plastico) tivemos que aplicar e remover rapidamente, mas em compensação a cola seca amolece e sai com uma facilidade incrível... o mais gostoso de tudo é o bate papo... bom trabalho pra fazer em dupla.

Grande abraço a todos e até a próxima!

domingo, 16 de outubro de 2011

Móveis na área e divisória avançando

Fala pessoal blz?

Então, agora estamos entrando na fase de receber os móveis. Que beleza!
Segue a lista:

- Quarto da Frente


- Sala
 Acima a famosa mesa elástica da fábrica Móveis Nacional. Ela abre sem a necessidade de desmontar com um mecanismo que vai "enrolando as tirinhas" dentro da mesa.

 Rack e aparador da Rudnick e sofá da Cine Estofados (Modelo Cine Detroit)



Agora vamos a marcenaria com a famosa divisória.
Vou tentar fazer um passo a passo aqui... só para relembrar a idéia e a projeção de como deve ficar no final:

Para atingir esse resultado, o primeiro passo foi fazer a coluna de madeira (essa peça grande que fica na vertical). Nesse caso, a chapa de compensado tem 15mm e a largura desejada para não ficar bamba a coluna seria de 30mm. Por esse motivo foram coladas duas chapas de compensado. Ao trabalhar com essa cola a técnica é simples e perigosa (rs). Deve-se passar a cola na superfície e esperar secar (esse é o macete). Quando parecer que a cola está seca e que voce perdeu o trabalho basta encostar uma superfície na outra. O perigo é que depois que encostar já era rsrsrsrs... não solta mais!
Na foto acima a cola de contato e as chapas antes da colagem


Aproveitei isso para poder ajustar a altura que deve ser de 2,5m e a placa de compensado tem altura máxima de 2,3m. Esse ajuste foi feito com um pedaço de MDF que havia sobrado dos armários que estava fazendo. Como as madeiras serão revestidas com o melamínico (igual um plástico contact) vai eliminar qualquer diferença de cores e material.

  
Na última foto a direita uma breve simulação de como deve ficar a coluna (já revestida) e também a distância livre que sobrará de passagem entre o passa pratos e a coluna (será de quase 1m)

Agora a parte mais emocionante e trabalhosa... as ripas da veneziana... A Nina tem me ajudado muito nessa parte pois são 50 ripas de compensado para revestir com o melamínico que deve ser todo cortado na medida.


E aqui o grande segredo para poder agilizar a apara das rebarbas na madeira... O Refilador 
É uma ferramenta que na nossa região não encontrei em lugar nenhum... comprei pela internet em uma loja no Rio Grande do Sul www.correal.com.br . Com ela basta passar no canto da madeira que ela corta as rebarbas e deixa a ripa perfeitamente revestida... show de bola! A Nina virou "refiladora" profissional já!

 Já conseguimos revestir as 50 ripas na parte da frente e de trás... agora faltam as laterais (são só 50 x 2 = 100 rsrsrsrs)... mas vamos devagarzinho fazendo depois do trabalho, no fim de semana e um dia a gente chega lá! Ah se pudesse ficar por conta disso rsrsrsrs...

Grande abraço a todos e bom domingo com horário de verão (pqp rsrsrs)

Nossa obra em vídeo

Loading...