quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Divisória + Selo + Móveis

Fala galera blz?

Totalmente sumidos finalmente estamos postando para colocar todo mundo a par das novidades.
Bom, vou começar pelo assunto do momento entre nós dois: a divisória da sala.
A história é a seguinte: Nós temos uma área de circulação larga no nosso apê:

Por este motivo, gostaríamos de ganhar um pouquinho mais de parede nessa passagem. Fazer de alvenaria ficaria muito pesado e atrapalharia a circulação de luz e ar... então a Nina Niemeyer fez o favor de projetar uma divisória de madeira para nossa passagem.
Na verdade o sofá é um pouco menor e a mesa termina onde começa a divisória... é que na época que foi feita essa maquete ainda estávamos na dúvida com relação ao tamanho do sofá. Acabamos optando por um sofá um pouco menor (2,10m) de modo a não prejudicar a passagem que restar.

A partir daí entrou o engenheiro aqui para tornar realidade a beleza das formas da arquiteta (sem duplo sentido rsrsrsrs... com duplo sentido só eu posso achar rsrsrsrsrsrsrs). Então vamos a prática:
Basicamente a divisória vai ser composta por uma coluna de madeira com 30cm de espessura (duas chapas de compensado de 15cm cada). Para a coluna não ficar bamba e garantir a rigidez estrutural necessária vou instalar umas prateleiras (4) transversais a madeira. Elas serão fixadas na parede usando mini cantoneiras, parafusos e buchas. As prateleiras serão parafusadas na coluna de madeira vertical que possui a altura do pé direito do apê (2,5m neste ponto por causa do gesso)

Agora entra a frescuragem hahahahahaha... na hora que estava fazendo o projeto pensei... "essa veneziana podia girar pra ficar aberta ou fechada"... conversei com a Nina e ela também gostou da idéia... então resolvi prender as ripas horizontais com um pino preso a parede e outro preso as madeiras... de forma que teremos um eixo para as ripas girarem podendo ficar em três posições básicas:
1) Fechado para baixo (parcial ou total) / Totalmente aberto /  Fechado para cima (parcialmente ou total):
 Agora só falta colar o revestimento melamínico (igual ao que usamos no passa pratos), furar e montar... com certeza será mais um trabalho para os próximos fins de semana rsrsrsrsrs...
Ah e o detalhe... fui em um marceneiro fazer o orçamento desse projeto... o cara me pediu R$650,00!!!!
Eu comprei todo o material necessário e devo gastar menos de R$ 200,00!! absurdo né!

Bom, agora pra quebrar o gelo vamos a mais um selo de qualidade!!! Que beleza!

Primeiro quero agradecer a Andressa do blog http://www.lessaelessa.blogspot.com/ pelo selo de qualidade.
O blog deles é muito show e ver uma casa nascendo assim do zero faz a gente ficar até emocionados. Um dia ainda vamos encarar uma parada dessas.
Agora, como manda a regra do selo, estamos presenteando 5 blogs:
1- http://olhaomeuape.blogspot.com/ sempre sensacional os posts de lá... vale a pena conferir
2- http://www.quebaderna.com pelo Do It Yourself... somos fãs disso
3- http://meudesejoreformar.blogspot.com/ em homenagem a reforma de vento em popa
4- http://reformandonossosuperape.blogspot.com pelo bom gosto do banheiro novo
5- http://casinhadarenatinha.blogspot.com/ quem visitar o blog vai entender o porque da homenagem, show!

Agora um momento prestação de contas... a Itagogue ahuahauahuahau... nossa fábrica de móveis planejados de fim de semana tá bombando apesar de não mostrar muito os resultados.
Já consegui fazer um armário para o botijão de gás, um vertical no banheiro e também o armário do lavatório.
Vamos por partes... primeiro o do gás e o vertical (quase finalizados já com as fitas de bordo coladas)

E agora o armário do lavatório do banheiro social...
Quem acompanha os posts vai lembrar da dúvida entre sóculo de granito ou pezinhos de aço inox... sabem qual foi a solução? os dois! rsrrssrsrs
  


  
A solução foi simples... colei com massa plástica (igual a usada em funilaria e também para montagem de pias de granito em marmorarias) o granito bege bahia para ficar uma peça única... dessa forma o armário fica apoiado em pezinhos... mas o sóculo fica na frente encaixado... assim fica bonito e quando precisar fazer alguma manutenção no encanamento ou limpeza basta puxar o sóculo para frente! Simples assim!

Finalmente... a grande novidade do dia... começaram a entregar os móveis hoje! Que beleza!
Guarda roupa, cômoda e cabeceira da cama box!
 
É isso aí galera, grande abraço e até a próxima!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Móveis planejados... continuação

Fala galera blz?
Dando continuidade a linha de móveis planejados ahuahauhauahauahuah... hoje instalei as rodinhas no armário do botijão de gás e fiz o primeiro teste com o peso... e olha só que beleza! Deu certo!
 
Em cima desse armário vai um tampo de granito (que acabou sobrando devido a um erro da marmoraria. Mas ainda estou pensando e talvez faça um tampo de madeira com dobradiça onde ficaria um pequeno baú entre o tampo e o botijão de gás...
Instalei nele rodinhas de silicone (iguais aquelas de patins roller lembram?)... as da frente possuem freios para travar o armário parado. Liberando o freio é possível arrastar o armário sem esforço e sem arranhar o piso. Do total de material acho que gastei no máximo R$ 50,00 pra fazer esse armário... mas sinceramente acho que não deu tudo isso.

Amanhã é feriado e estamos nos programando para fazer uma faxina lá no apê. Como acabei me empolgando com os armários e pra aproveitar o restante da madeira, bolei também um armário pra ficar ao lado do vaso sanitário. A idéia é ter um local para guardar itens como toalhas, sabonetes, papel higiênico, itens de decoração etc. Aqui embaixo tem um esquema de como deve ficar. Só não montei porque meu carro é pequeno e seria difícil carregar ele montado no carro depois.
 
 A idéia é intercalar entre prateleiras de vidro e madeira pra poder dar uma diferenciada.

Ah, lembrando que os armários ainda não estão acabados pois onde por exemplo a madeira ainda aparece falta colar um acabamento branco igual a madeira para ficar parecendo uma placa toda branca.

Bom, considerando que a loja de planejados tinha cobrado R$550,00 pra fazer só o armário da pia do banheiro... com aproximadamente R$ 250,00 de material está sendo possível fazer 3 armários que certamente a loja de planejados cobraria bem mais né...

Abraço a todos e bom feriado!





sábado, 3 de setembro de 2011

Móveis planejados... por mim mesmo! rsrsrs

Fala ai pessoal blz?

Continuando a série dos móveis planejados rsrsrsrsrs (quem chamar de pão duro vai perder pontos comigo rsrsrsr)...
Então, hoje fui colocar o armário do banheiro no lugar e após alguns ajustes (diminuir 6cm na altura, chanfrar a frente da parte superior etc) ele entrou como uma luva debaixo da cuba da pia! Feito sob medida!
Agora a dúvida é a seguinte: sóculo de granito ou pés de aço inox?
Estava tudo certo para fazer uma base com o mesmo bege bahia da bancada da pia e do tira-box. Até cheguei a mandar cortar as pedras que já estão lá no apê. Se for com a base de granito vai ficar assim ó:

Porém a questão é a seguinte: embora o fundo do armário ainda esteja fechado, o tubo de esgoto da nossa pia não sai na parede. Ele vai direto para o chão, pois se vocês se lembrarem nosso banheiro usava uma pia de coluna (vide foto abaixo) e para evitar riscos de vazamentos optamos por não mexer na tubulação do esgoto da pia.
Agora a questão é a seguinte: se colar a pedra bege bahia no chão para servir de sóculo (base) para o armário esteticamente fica muito bom mas... caso haja algum vazamento na conexão do tubo de esgoto ela vai estar fechada dentro da pedra que estará colada no chão. O que pode acontecer?
1) Não vamos enxergar o vazamento... quando for possível notar o estrago vai ser grande pois...
2) Com a umidade dentro da base do armário haverá a geração de mofo dentro do armário e...
4) Apodrecimento da madeira que serve de fundo para o armário em função da umidade... Pior do que isso será...
5) Ter que quebrar o sóculo de bege bahia para efetuar os reparos e ainda por cima...
6) Correr o risco de aquele lugar virar um criadouro para insetos uma vez que será escuro, úmido e protegido... além de ter um canal direto com o esgoto.

Acho que metade aí nas colocações acima é paranóia minha mas o seguro morreu de velho certo? Se fosse mandar fazer um planejado certamente a loja não teria metade dessas preocupações e depois se acontecesse qualquer coisa o problema seria meu...

Mas enfim... hoje de manhã fui em uma loja de ferragens comprar umas coisas (entre elas rodízios para o armário do botijão de gás que estou fazendo e vou mostrar nos próximos posts) e vi um pezinho de aço inox para colocar em armários e para minha grata surpresa ele tem exatamente os 10cm de altura do granito bege bahia que estou usando como base naquelas fotos acima. Eu gostei muito, agora gostaria da opinião de vocês sobre o que ficaria melhor? Sóculo de granito ou pés em aço inox?


 

Basicamente existem dois modelos: um com uma base para aparafusar em 4 parafusos e outro com apenas 1 de rosca grossa... no meu caso prefiro usar o com base e 4 parafusos pois não vai invadir o interior do armário.
Como principais vantagens teremos a possibilidade de acessar embaixo do armário para limpeza, verificação de vazamentos e reparos quando necessário... e sobre o material sou suspeito pra falar, mas sou super fã de aço inox... o preço? 10,00 cada pezinho (estou pensando em usar 2 na frente e prender a parte de trás na parede para aumentar o vão livre embaixo do armário, ainda não decidi ainda)

E vocês o que acham?

Ah... já ia me esquecendo... agora estou trabalhando na porta desse armário... vou fazer um tutoria de como trabalhar com a dobradiça de pressão (aquelas que vem nos armários e que tem uma molinha dentro pra manter a porta fechada ou aberta e não precisar de trinco).
Ela vai ser fechada e com uma única folha (nosso armário é muito pequeno para ter uma porta em duas folhas). O puxador adivinha só quem vai escolher? A Nina é claro! Bom gosto é com ela!

Grande abraço a todos e bom fim de semana!

Nossa obra em vídeo

Loading...